Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Relaxamento da prisão.

    Com Dr. Murilo J. Pedrão.

    há 4 anos

    O relaxamento da prisão é a medida utilizada para garantir o direito à liberdade do indivíduo em qualquer espécie de prisão que tenha se originado de uma ilegalidade ou no caso de um vício de legalidade ter surgido na sua incidência.

    O relaxamento da prisão ilegal encontra previsão no artigo , inciso LXV, da Constituição Federal.

    A prisão em flagrante é considerada ilegal e deve ser imediatamente relaxada quando for decretada contrariando dispositivo legal, quando inexiste a situação de flagrância, quando a prisão não observar as formalidades constitucionais, bem como quando extrapolar o prazo de 24 horas para sua duração.

    A prisão preventiva é considerada ilegal quando não há correspondência entre os fatos e os requisitos do artigo 312 do Código de Processo Penal. Além disso, é considerada ilegal caso não sejam demonstrados os indícios mínimos de autoria e materialidade do crime (fummus comissi delicti) e o perigo que o réu oferece à sociedade caso esteja em liberdade (periculum in libertatis), ou ainda, quando há a possibilidade da aplicação das medidas cautelares diversas da prisão, previstas no artigo 282 do Código de Processo Penal.

    Já a prisão temporária é considerada ilegal quando for decretada contra o acusado de um crime cuja previsão não admite essa modalidade de prisão ou quando a prisão exceda o prazo legal estabelecido na Lei nº 7.960/1989.

    Em suma, toda prisão cautelar ou pré-cautelar (flagrante) que não atenda aos requisitos previstos em lei ou contrarie dispositivo legal deve ser imediatamente relaxada, pois é considerada ilegal.

    Súmula 697 do STF – a proibição de liberdade provisória nos processos por crimes hediondos não veda o relaxamento da prisão processual por excesso de prazo.

    • Sobre o autorPós-Graduando em Direito Civil e Processual Civil.
    • Publicações52
    • Seguidores6
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações104
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/relaxamento-da-prisao/828114736

    Informações relacionadas

    Petição Inicial - TJBA - Ação Eventual Relaxamento), ou para Analisar o Cabimento de Liberdade Provisória, com ou sem Fiança - Habeas Corpus Criminal

    Tiara Anjos, Advogado
    Modeloshá 2 anos

    Modelo de Cumprimento de Sentença - Pedido de Penhora Online

    Paula Goulart, Advogado
    Modeloshá 8 meses

    (MODELO) habeas corpus com liminar

    Airton Jacques Ferraz, Advogado
    Modeloshá 4 meses

    Modelo de Habeas Corpus com Pedido Liminar

    Contra Razões de RESE Prisão Preventiva

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)